Help:FAQ/Pt

From Wikiversity
Jump to: navigation, search

Geographylogo.svg Help:FAQ

O que é a Wikiversidade?
Wikiversidade é um novo projeto Wikimedia[1] explorando caminhos para usar o poder do wiki para apoiar o aprendizado online. Este novo projeto estará em fase beta nos primeiros seis meses [2].
O que é a Wikiversidade Beta?
Wikiversidade Beta é uma plataforma global visando coordenar projetos Wikiversidade em diversas línguas. Esta coordenação multilingual pretende lidar com a missão e linhas gerais do escopo do projeto Wikiversidade (por exemplo, sobre pesquisa original). Wikiversidade Beta é também um local onde os projetos Wikiversidade que não tem um subdomínio ainda podem se desenvolver.
Resumindo, Wikiversidade Beta é ambos um meta-wiki e uma incubadora para projetos Wikiversidade.
Como é que se pode ter tantas línguas coexistindo no Wikiversidade Beta sem que isso se torne uma bagunça?
A Wikiversidade Beta deseja aproveitar a participação de todos os seus contribuintes e não somente os que falam a língua inglesa. As discussões multilingues devem não só coabitar, mas viver em simbiose. Um sistema de de discussão multilingue (en) foi proposto com a finalidade de gerar esse debate, de forma que os não falantes da língua inglesa também possam fazer parte das discussões. Além disso, a Wikiversidade Beta utiliza a funcionalidade seleção do idioma (en), o que permite ao utilizador não exibir as informações que não estão no seu idioma, na página multilingue.
E quanto aos projetos Wikiversidade que já possuem seu próprio subdomínio?
Estes projetos separados estão crescendo à sua maneira. Entretanto, seus participantes são encorajados fortemente a tomar parte nas discussões sobre as linhas gerais que se aplicarão a todos os projetos Wikiversidade. Além disso, eles são encorajados a postar relatórios (en) sobre seus projetos para que todos saibam como estão evoluindo.
O que vem depois?
Agora nós precisamos de pessoas que participem das discussões no Wikiversidade Beta. Pessoas de projetos separados já existentes e pessoas que desejam contribuir para um futuro projeto separado deveriam se juntar nas discussões e trabalhar juntas. Pessoas que não falam inglês são encorajadas a participar das discussões mas nós também precisamos de tradutores para os sumários das discussões.
Seu sistema multilingual não vai funcionar. Ele requer muitos tradutores.
Se as pessoas realmente sumarizarem suas discussões, isso vai não só ajudá-las a se concentrar nas coisas importantes, como também ajudará quando for feita a tradução. Dez dias após a abertura da wikiversidade Beta, sua página já estava disponível em cinco línguas.
A propósito (isto é só uma proposta), se todos falarem inglês, muito bem, não será necessário traduzir nada. Se o sistema não funcionar, pelo menos podemos dizer que tentamos.
Para um projeto de coordenação, seria mais prático se fosse escolhida somente uma língua para ser usada nas discussões.
É claro que seria mais prático; a questão é: nós devemos administrar o Beta de forma a facilitar as coisas aos falantes de língua inglesa ou de forma a que todos possam tomar parte nas discussões sobre as linhas gerais que irão se aplicar a todos os projetos?
Slogan da Wikiversidade Beta?
Quanto menor, melhor. Se você quer que suas idéias alcancem pessoas que falam outras línguas, escreva sumários curtos e compreendíveis.
O que a Wikiversidade Beta oferece além do Meta?
Wikiversidade Beta formula novas (dentro de projetos da fundação Wikimedia) políticas de pesquisa para a Wikiversidade.
Wikiversidade Beta tenta ser uma plataforma multi-lingual de discussão.
Por que nós precisamos da Wikiversidade Beta ao invés de usar o Wikimedia Incubator?
E sobre projetos Wikiversidade que atualmente estão nos Wikilivros, incluindo versões não inglesas da Wikiversidade?
Qual é o sentido por trás da separação da Wikiversidade em várias línguas separadas? Não seria melhor criar cursos e relatórios de pesquisa em um ambiente multilingual como o Beta e traduzí-los em várias línguas a medida em que novas páginas se tornarem disponíveis?

Notas e Referências[edit]

  1. (en) Resolução do Conselho: wikimedia:Resolution Wikiversity
  2. (en) Email de Anthere sobre a Wikiversidade: http://mail.wikimedia.org/pipermail/foundation-l/2006-August/009074.html