Wikiversity:Research/Pt

From Wikiversity

O desenvolvimento das políticas, orientações e comunidade de pesquisa pode ser facilitada pelo estudo dos documentos-fonte do projeto Wikiversidade.

1[edit]

Documentos-fonte

Houve duas propostas para o projeto Wikiversidade. A proposta original do projeto foi rejeitada pela Wikimedia Foundation Board of Trustees. A segunda proposta para o projeto Wikiversidade foi aprovada.

Da primeira proposta para o projeto[edit]

  • 'Missão': O objetivo do projeto Wikiversidade, que em última instancia será mantido no endereço www.wikiversity.org, é construir uma instituição eletrônica de ensino, que será utilizada para testar os limites do modelo wiki tanto para o desenvolvimento de recursos eletrônicos para aprendizagem quanto para o ensino e para a investigação e publicação de resultados (dentro de um quadro de políticas desenvolvido pela comunidade).

Da proposta aprovada para o projeto[edit]

  • Missão: ... "orientações serão desenvolvidas durante a fase beta do desenvolvimento da Wikiversidade sobre a hospedagem e fomento a pesquisa baseado em parte sobre os recursos existentes na Wikiversidade e outros projectos Wikimedia" ...
  • Investigação secundária:
    • "Esses grupos ou comunidades serão help desks (serviços de apoio ao usuário), equipes de tutoria, grupos de coorte, clubes de debate - aplicações práticas poderia ser a execução de pesquisas para Wikipedia"...
    • ... "a Wikiversidade irá naturalmente complementar os actuais projectos Wikimedia, fornecendo um ambiente que apóia e fomenta investigação secundária acadêmicos"